CLUBE FAZENDA NOTA 10! INICIATIVA AJUDARÁ QUEM NÃO CONSEGUE MEDIR OS NÚMEROS DO REBANHO
11 de Outubro de 2023
Lea masEra o aluno mais motivado de uma turma de um de nossos cursos de gestão de fazendas. A mudança seria radical no projeto, mas ele estava decidido, pois a ideia prometia mui
29 de Março de 2019
Lea masPara o pecuarista obter maiores índices de lucratividade, em sua propriedade, não basta apenas produzir e vender mais, é necessário também controlar custos e evitar desperdícios, o que acaba ocorrendo
27 de Maio de 2020
Lea masA pecuária atual não é mais para amadores, o gerenciamento da empresa pecuária é fundamental. Para ser um excelente gestor, o produtor precisa conhecer os principais indicador
26 de Abril de 2022
Lea masExistem inúmeros fatores que podem afetar o lucro das fazendas de gado de corte.
Podemos mencionar os fenômenos naturais como excesso de chuva ou a falta dela, a qualidade do solo.
Além disso, fatores ligados aos animais, como as raças, estilos e processos nutritivos dos animais podem afetar o lucro das Fazendas.
Sem contar elementos relacionados ao campo, que também entram nas contas do produtor rural.
O custo fixo mensal e a baixa produção são fatores que tendem a interferir no ganho do fazendeiro.
Pelo menos é o que garantem os analistas deste setor do mercado.
Mas sabemos que uma coisa é certa: a quantidade de decisões tomadas pelo produtor rural é muito grande, por isso, deve ser apoiada em números e fluxo do caixa.
E são esses estudos que abordaremos hoje.
O grande pulo do gato é diminuir os custos e aumentar a produção, concentrando esforço, energia e disciplina para lucrar.
A expectativa é que as fazendas brasileiras cheguem a produzir até 30@ por hectares.
E, atualmente, algumas já chegam a 11 arrobas, portanto, já estamos quase na metade do caminho.
Para que a sua fazenda faça parte dessa estimativa, iremos detalhar os dois fatores que interferem na receita das fazendas:
Nas fazendas de produção de gado de corte, existe um índice que é conhecido como “custo fixo mensal”.
Ele é composto por despesas como a folha de pagamento dos empregados e outras despesas de administração.
Nesta cesta entram contas básicas como a energia elétrica da casa da sede, entre outras despesas administrativas.
Para que você consiga visualizar e entender como funciona o custo fixo, considere que ele é cobrado de forma geral.
Isto é, independentemente do tamanho do rebanho, o custo fixo é o mesmo. Já os gastos com pastagem, nutrição são chamados de “custos variáveis”, ou seja, tudo que interfere diretamente no aumento da produtividade.
Aproximadamente 10% das fazendas produtoras de gado de corte mais rentáveis tem o custo fixo abaixo de R$17 por Cabeça ao mês. A cima deste valor, as chances de ter baixos índices de resultados.
Portanto, o Lucro das Fazendas éresultado da aplicação inteligente e planejada de práticas para produzir mais arrobas sem aumentar as despesas.
Um exemplo, é investir em práticas sustentáveis, pois estas colaboram com a redução do custo fixo da sede e aumenta a receita mensal.
Outro fator que chama a atenção além do custo fixo, é a baixa produção de gado de corte por hectare.
Quando a fazenda produz anualmente até 6@ por hectare ela dificilmente vai ter uma receita que seja boa o suficiente para manter-se.
Já aquelas que produziram em média 11@ por hectare no ano são consideradas mais lucrativas.
E como a pecuária brasileira é uma das mais evoluídas do mundo, é possível imaginar fazendas que superem essa produção.
A grande jogada aqui é o Planejamento. Ao traçar um plano de produção é possível fazer previsões, aumentar a segurança e gerenciar seus recursos.
Garantindo, então, que fará os investimentos adequados para as áreas que precisam.
Outra vantagem em adotar essa ferramentaé que, com ela, é possível determinar uma meta de crescimento. E isto cria possibilidades de aumentar o Lucro das Fazendas.
Nesta relação entre lucros e perdas da pecuária, o produtor precisará manter o foco se quiser aumentar a produção e ter uma boa receita.
Vai precisar de uma boa pesquisa para encontrar soluções criativas que reduzam o custo fixo mensal de forma benéfica e não prejudicial.
Este pecuarista tem que saber quando deve arriscar, já que fatores externos também interferem nos lucros.
O que torna o investimento no mercado agropecuário de alto risco, considerando como fator de risco as volatilidades da moeda americana.
Mas, quem tem vocação para o negócio deve manter o controle emocional para lidar com as questões que interferem no lucro das fazendas.
É claro que, atualmente, esta prática é apoiada em métricas e menos intuitiva, pois os avanços tecnológicos permitem cada vez mais um controle dessas instabilidades. O produtor, no entanto, precisa entender todo o cenário comercial da sua área para negociar seu plantel e obter seus lucros da melhor forma possível.
22 de Março de 2019
© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Eleve.