CLUBE FAZENDA NOTA 10! INICIATIVA AJUDARÁ QUEM NÃO CONSEGUE MEDIR OS NÚMEROS DO REBANHO
11 de Outubro de 2023
Lea masEra o aluno mais motivado de uma turma de um de nossos cursos de gestão de fazendas. A mudança seria radical no projeto, mas ele estava decidido, pois a ideia prometia mui
29 de Março de 2019
Lea masPara o pecuarista obter maiores índices de lucratividade, em sua propriedade, não basta apenas produzir e vender mais, é necessário também controlar custos e evitar desperdícios, o que acaba ocorrendo
27 de Maio de 2020
Lea masA pecuária atual não é mais para amadores, o gerenciamento da empresa pecuária é fundamental. Para ser um excelente gestor, o produtor precisa conhecer os principais indicador
26 de Abril de 2022
Lea masConsultor Antônio Chaker resumiu cinco pilares para quem quer investir em gado de corte praticar a pecuária de sucesso em sua fazenda
O zootecnista Antonio Chaker, mestre em produção animal e coordenador sênior do Inttegra, falou sobre cinco fundamentos para praticar uma pecuária de sucesso na criação de gado de corte.
“Ou seja, aonde eu tenho que colocar o meu foco? É isso que eu quero responder para você hoje!”, antecipou.
Veja em seguida a lista que preparou o consultor:
Em primeiro lugar, o zootecnista reforçou que o pecuarista deve lembrar que o lucro da fazenda é composto, principalmente, por quatro elementos. Conforme destacou Chaker, eles explicam praticamente 70% do resultado da fazenda de pecuária de sucesso. “O primeiro é desembolso/cabeça/mês. O segundo é ganho médio diário. O terceiro é valor de venda e quarto é a lotação”, resumiu.
Depois que citou os quatro elementos, Chaker citou o fato número dois da pecuária de sucesso. Afinal, quem ganha dinheiro não é a fazenda, mas o fazendeiro. “É o pecuarista quem determina o lucro, e não a fazenda. Ou seja, é a atitude do líder que define o êxito, independente de onde a fazenda está”, continuou.
Logo depois, o especialista em gestão apresentou outro fundamento para a pecuária de sucesso. “Quem produz mais não necessariamente garante o lucro. Mas todo mundo que tem lucro produz mais. Ou seja, produzir mais é decisivo para o resultado, mas isso sozinho, sem a combinação de se gastar bem, não resolve o problema”, explicou.
Sob o mesmo ponto de vista, Chaker detalhou ainda mais o terceiro fundamento. “Produzir o máximo possível não garante o lucro, mas produzir muito pouco garante o prejuízo. Então fuja da baixa produtividade”, esclareceu.
Posteriormente o zootecnista falou sobre a importância da margem. “O seu trabalho é pensar de manhã, de tarde e à noite em como aumentar a distância entre despesa e receita. Baseado nessa distância você deve elaborar o seu sistema de produção”, disse em suma.
Por último, Chaker salientou que fazendas que praticam a pecuária de sucesso possuem equipes mais produtivas. Segundo o especialista, esse se provou como fator decisivo ao longo de todos esses anos em que ele trabalha comparando desempenhos das propriedades.
9 de Fevereiro de 2022
© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Eleve.