Categories

Most recent

CLUBE FAZENDA NOTA 10

CLUBE FAZENDA NOTA 10! INICIATIVA AJUDARÁ QUEM NÃO CONSEGUE MEDIR OS NÚMEROS DO REBANHO

11 de Outubro de 2023

Read more

Most visited

Aprofunde-se no plano de negócios, pois na prática, nem tudo dá certo

Era o aluno mais motivado de uma turma de um de nossos cursos de gestão de fazendas. A mudança seria radical no projeto, mas ele estava decidido, pois a ideia prometia mui

29 de Março de 2019

Read more
Saiba como evitar o desperdício na Pecuária

Para o pecuarista obter maiores índices de lucratividade, em sua propriedade, não basta apenas produzir e vender mais, é necessário também controlar custos e evitar desperdícios, o que acaba ocorrendo

27 de Maio de 2020

Read more
Solução Completa para Gestão de Fazendas Lucrativas

A pecuária atual não é mais para amadores, o gerenciamento da empresa pecuária é fundamental. Para ser um excelente gestor, o produtor precisa conhecer os principais indicador

26 de Abril de 2022

Read more

Jogadas transformadoras para definição de metas pelo líder

Atentar-se aos detalhes da gestão é um dos comportamentos que se repete entre os líderes das fazendas mais rentáveis. Todos são atentos em suas metas. Por outro lado, as lideranças das fazendas medianas ou em prejuízo não tem o mesmo rigor e preferem “arredondar as contas” ou “ir levando”. Com isso, deixam de potencializar seu negócio com o bom uso das ferramentas de gestão. Perdem oportunidades, não avançam na mesma velocidade. Qual é o nível de consciência que você tem, em minúcias, de suas metas gerenciais? Assim como é caprichoso com as estradas, cercas e animais, quão caprichoso você também é com suas metas?

Apesar de estar em um ambiente de commoditie, o fundamento do sucesso está no detalhe gerencial e, a partir dele, buscar excelência para equilibrar a produção e as questões financeiras.  Na prática, é possível quando há orientação, ou seja, metas extremamente claras. Quando se sabe exatamente o que é esperado de cada indicador para que não haja dúvida sobre onde devem ser canalizados os esforços e energias.

Quando há esse direcionamento, as pessoas passam a concentrar-se em atitudes transformadoras! A criatividade aflora, como também a proatividade e a motivação. É como em um jogo de basquete empatado. Nos últimos 15 segundos, o técnico pede tempo, para a partida e ensaia a jogada em sua prancheta. Pode ter certeza, nessa hora, ele orienta até o número de passos até a cesta!

E, na pecuária, quais são as cinco jogadas transformadoras que merecem a atenção redobrada do líder na definição de suas metas?

Custo fixo no chão – O custo fixo consome o lucro do pecuarista, por isso, é preciso ter foco para reduzi-lo ao menor nível possível. Vale lembrar que nos custos fixos, contabilizamos mão-de-obra, manutenção, administração e impostos não incidentes na produção.

Gaste com o que dá retorno – Excluindo a reposição, metade de toda a despesa da fazenda deve ser gasta em pastagem e insumos de rebanho. Pois são esses perfis de desembolso que dão retorno financeiro.

Ganho de peso é o foco – Em nossos estudos comparativos sabemos que para gerar R$100,00 ha/ano a mais de resultado posso buscar mudanças em quatro variáveis: vender a arroba mais caro, economizar desembolso cabeça/mês; aumentar a lotação em unidade animal (UA) ou aumentar o ganho médio diário (GMD). Sem pestanejar, o mais fácil para o pecuarista é aumentar o ganho, pois ele não dependerá do humor de outros setores, mas apenas de seu esforço e expertise. Além disso, com maior ganho, há redução do tempo de permanência do animal e diminuição de seus custos fixos, pois aumenta o giro de estoque.

Calcule o faturamento da equipe – Outro indicador importante diz que o faturamento deve ser, em média, oito vezes o valor da folha de pagamento. Caso seu faturamento, por colaborador, seja inferior, é possível otimizar atividades ou buscar gargalos.

Saiba o resultado por vaca exposta – Na cria, é importante saber quantos quilos de bezerro foi desmamado para cada vaca exposta na estação de monta. O ideal seria a partir de 158kg e há tecnologia para elevar a média do Brasil que está praticamente na metade, em 88kg de bezerro por vaca exposta.

O papel do líder é analisar, periodicamente, o andamento desses indicadores, que chamamos, também, de números inteligentes. Na definição da trajetória, deve-se ter em mente, que os ganhos devem ser graduais, pois o ótimo é inimigo do bom, ou seja, quem busca a excelência logo de cara, está longe de atingir a meta principal. O ideal é estipular metas intermediárias e alcançáveis pela equipe para que seja dado um passo de cada vez. Se o foco estiver nos números inteligentes e não em outros indicadores, a velocidade será maior para alcançar a rentabilidade

O importante é saber que é possível! Se há quem se concentra, cria um plano de ação e se aproxima da meta, qual é o motivo do seu projeto, também, não ter sucesso? Os dados são factíveis, obtidos a partir de análises sólidas do Benchmarking Inttegra, excluindo os resultados fora da curva. Participar do grupo que ganha dinheiro dependerá apenas da resiliência da equipe e da consciência de que as mudanças não ocorrem de forma instantânea, mas com muita atividade transformadora da equipe. Por estarmos em uma atividade plurianual, se o foco for definido, em quatro anos, você estará entre as top rentáveis ou muito perto delas.

E para ajudar você a acompanhar e bater suas metas, nós gostaríamos de apresentar o pacote Vistta, que possibilita o monitoramento em tempo real da sua fazenda através de ferramentas sofisticadas como o software SIGA (Sistema Inttegra de Gestão Agropecuária), o Inttegra APP que funciona como caderneta eletrônica e o BI Inttegra (Business Inteligence) que facilita a visualização dos seus indicadores.

Com o Vistta é possível comparar as metas estabelecidas, e ter a evolução entre as safras, semestres, trimestres e até meses.

Gerencie sua fazenda e bata suas metas! Para mais informações acesse o link: https://www.gestaovistta.com/

27 de Julho de 2022

1168

Author

Inttegra
Inttegra

Envie seu depoimento