Categories

Most recent

CLUBE FAZENDA NOTA 10

CLUBE FAZENDA NOTA 10! INICIATIVA AJUDARÁ QUEM NÃO CONSEGUE MEDIR OS NÚMEROS DO REBANHO

11 de Outubro de 2023

Read more

Most visited

Aprofunde-se no plano de negócios, pois na prática, nem tudo dá certo

Era o aluno mais motivado de uma turma de um de nossos cursos de gestão de fazendas. A mudança seria radical no projeto, mas ele estava decidido, pois a ideia prometia mui

29 de Março de 2019

Read more
Saiba como evitar o desperdício na Pecuária

Para o pecuarista obter maiores índices de lucratividade, em sua propriedade, não basta apenas produzir e vender mais, é necessário também controlar custos e evitar desperdícios, o que acaba ocorrendo

27 de Maio de 2020

Read more
Solução Completa para Gestão de Fazendas Lucrativas

A pecuária atual não é mais para amadores, o gerenciamento da empresa pecuária é fundamental. Para ser um excelente gestor, o produtor precisa conhecer os principais indicador

26 de Abril de 2022

Read more

ENTENDA COMO O BENCHMARKING PODE TORNAR SUA FAZENDA LUCRATIVA

Gerenciar nada mais é do que ter um plano de ação e bater metas. O primeiro passo é entender onde a fazenda está e aonde ela quer chegar, conhecidos como “ponto A e ponto B”, e também saber como chegar lá e o que se deve medir.  

O benchmarking é um instrumento muito útil para melhorar o desempenho baseando-se na aprendizagem com as melhores experiências das melhores fazendas.

Anualmente o Instituto Inttegra faz um detalhado estudo comparando os resultados das fazendas. Os processos das fazendas que mais lucraram são mapeados para aprendizagem de como chegar ao melhor resultado da atividade pecuária.

O benchmarking está na 9ª edição, com uma análise que leva em consideração o período do ano-safra, 1º julho à 30 de junho. Na safra de 2020/2021, foram analisadas 637 fazendas em 4 países e 16 estados brasileiros, sendo 2.037.489 cabeças de gado, 102.309 hectares de agricultura, 1.527.590 hectares de pastagem e 8.891 colaboradores.

Pela amplitude de dados coletados e riqueza de informações mapeadas, esse estudo tem se consolidado como um dos principais indicadores da bovinocultura de corte na América Latina.

O benchmarking Inttegra é composto por mais de 300 indicadores produtivos e financeiros. Os dados são compilados em três frentes:

  1. Média das fazendas: média de todas as fazendas dos clientes Inttegra participantes do Benchmarking.
  2. Média das fazendas Top 30 mais rentáveis: média dos clientes 30% mais rentáveis, ou seja, que mais ganharam dinheiro com pecuária (R$/hectare).
  3. Média das fazendas Top 30 indicadores: Média dos 30% melhores nos indicadores, ou seja, fazendas que obtiverem maior potencial para cada indicador.

A rentabilidade do negócio é o que mais interessa, portanto, deve-se buscar estar entre as fazendas top rentáveis, usar os números como algo a ser atingido. Os top indicadores são muito úteis quando se deseja saber se determinada meta é atingível. No entanto, não garantem o resultado final da operação. É preciso entender qual a relação benefício/custo, quanto a mais eu ganho pelo desembolso que eu tive para aumentar o GMD, por exemplo.

A produtividade precisa estar sempre de mãos dadas com a margem, não se esqueça. A partir do momento em que a produtividade afeta a margem, é hora de repensar o investimento.

Sabemos sobre manejo e a produtividade, mas não os calibramos com indicadores econômicos que representam o gol. Quanto eu ganho pelo que vale meu rebanho? Qual é meu ganho por hectare? Quanto ganho pelo que vale meu patrimônio?

Nós defendemos os big numbers financeiros da atividade pecuária, pois quem ganhou mais dinheiro foi quem alcançou:

  • 5% ao ano sobre o valor da fazenda;
  • 22% ao ano sobre o valor do rebanho; ou
  • 38% de margem sobre a venda.

Por isso, fazer o diagnóstico da fazenda e definir meta é essencial. Depois é hora de colocar o projeto em prática e alcançar esses resultados. Acompanhamentos mensais e trimestrais dos indicadores são fundamentais durante o processo para fazer ajustes ao longo do caminho. Portanto, você pode contar com a referência do Benchmarking Inttegra para trilhar a jornada de sucesso da sua fazenda.

Com o pacote Vistta do Instituto Inttegra, você consegue acompanhar se os indicadores atuais da fazenda estão de acordo com as metas estabelecidas e comparar com as fazendas que mais ganharam dinheiro na safra.

Além disso, ao final de cada safra a fazenda pode participar do Benchmarking Inttegra e receber uma reportagem anual, além do placar de indicadores e ranking da sua fazenda no Benchmarking.

Se compare e tenha como referência as fazendas mais lucrativas!

Faça como os clientes Inttegra, conte com o Vistta para alavancar seus resultados!

18 de Maio de 2022

1080

Author

Inttegra
Inttegra

Envie seu depoimento